sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Gerência de Projetos - Os conceitos

Nesta postagem apresentarei o conceito de projeto, suas características, os conceitos envolvidos na gestão de projetos etc.

1) O que é projeto?
- Um projeto tem um começo e um fim bem determinado, é único e singular, ou seja, o produto e/ou serviço do projeto é, de algum modo, diferente de todos os similares feitos anteriormente.
- Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações ou empreendimentos únicos de altos riscos e devem ser completados numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. (Tuman, 1983)
- Um empreendimento temporário feito para criar um produto, serviço ou resultado único. (PMI, 2004)

2) Características dos projetos
- Incerteza e complexidade dos projetos.
- Como projetos se caracterizam pela elaboração progressiva, de maneira geral o escopo descrito no início do projeto vai se tornando mais explícito e detalhado, conforme o projeto se desenvolve, gerando uma maior compreensão de seus objetivos. Quanto maior a incerteza e complexidade do projeto, maior a dificuldade de gerar uma boa compreensão dos objetivos.
- Os projetos demandam tratamento diferenciado no que concerne ao seu gerenciamento, habilidades, técnicas e ferramentas específicas.
- Os objetivos dos projetos e dos outros tipos de operações é sustentar o negócio, os projetos são concluídos quando atingem seus objetivos específicos, embora também estejam alinhados às estratégias do negócio.

3) O que é gerência de projetos?
- O gerenciamento de projetos inclui planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos do projeto, em um processo contínuo, para alcançar seus objetivos. O PMI enfatiza a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas como aspectos fundamentais para a gestão de projetos, tendo como objetivo atender ou superar as necessidades e expectativas dos interessados (stakeholders).
- Gerenciar projetos implica administrar em especial as restrições de escopo, prazo e custo, cujo balanceamento afeta a qualidade do projeto.
- Um projeto é considerado um sucesso em sua implementação caso atenda a quatro critérios: tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente.
- O processo de gerenciamento de projetos nas empresas requer aprimoramento em nove áreas de conhecimento que são: integração, escopo, prazos, custos, recursos humanos, aquisições, qualidade, riscos e comunicação do empreendimento.

4) O PMBOK - A Guide to the Project Management Body of Knowledge
- O PMBOK é um guia onde se descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da área de gerência de projetos. Todo o conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se restringe somente a práticas tradicionais, mas também às inovadoras e avançadas. Ele é um material genérico que serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja, tanto para construção de edifício ou processo de fabricação industrial como para a produção de software. Um outro objetivo do PMBOK é a padronização de termos utilizados em gerência de projetos.
- “Geralmente aceitas” significa que o conhecimento e as práticas apresentadas no PMBOK são aplicáveis à maioria dos projetos, na maior parte do tempo, e que há um consenso sobre o seu valor e utilidade. Isto não significa que este conhecimento e práticas é ou deveria ser aplicado uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerenciamento de projeto é sempre responsável por determinar aquilo que é mais apropriado para um dado projeto.

5)
PMI - Project Management Institute
- O PMI, sediado na Pensilvânia, Estados Unidos, é a uma organização sem fins lucrativos de profissionais da área de gerenciamento de projetos. O PMI visa promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações da área. Desde sua fundação em 1969, o PMI cresceu para ser a organização de escolha para o profissional de gerenciamento de projetos. Com mais de 200.000 filiados em todo o mundo, o PMI é a associação profissional mais importante na área de gerenciamento de projeto.
- O PMI estabelece padrões de gerenciamento de projeto, provê seminários, programas educacionais e certificação profissional que cada vez mais as organizações desejam para os seus líderes de projeto. Para isto, o PMI apóia a criação de redes de informação e de intercâmbio entre os profissionais no mundo inteiro. Um dos instrumentos para alcançar os seus objetivos é o apoio à formação de
Chapters (seções locais). Um outro instrumento é a formação de SIGs (Specific Interest Group) para agregar interessados no mesmo ramo de atuação.

6)
Que tipos de melhorias uma empresa poderia esperar com a Gestão de Projetos?
-
50% de melhorias na execução dos projetos e programas;
- 88% nos retornam dos investimentos;
- 33% na satisfação dos clientes; e
- 36% na satisfação dos empregados.

7) Qualificação Profissional em Gerenciamento de Projetos
- Desde 1984, o PMI® - Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação PMP®
(Project Management Professional) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos, sendo uma das mais valorizadas e requisitadas por diversas organizações do mercado.

- Para obter a Certificação PMP® do PMI®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência e passar no Exame de Certificação PMP®.

- Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

Categoria I (profissionais com 3º grau completo): Possuir experiência de no mínimo 3 anos em gerenciamento de projetos (mínimo 4500 horas)

Categoria II (profissionais com 2º grau completo): Possuir experiência de no mínimo 5 anos em gerenciamento de projetos (mínimo 7500 horas)

- Você se qualifica para o exame PMP do PMI?
Nem todos se qualificam para o exame. Verifique nesta
tabela se você se qualifica.

- A certificação é dada apenas àqueles que atingem um determinado patamar mínimo de desempenho em um exame. E para que isso aconteça, é fundamental um estudo bem estruturado, contando com o apoio de profissionais altamente experientes, material didático de alta qualidade e uma intensa prática com testes simulados.

- O profissional que obtém esta certificação, comprova o seu profundo conhecimento sobre as técnicas e práticas do Gerenciamento de Projetos propostas pelo PMI, podendo contribuir portanto de forma expressiva para a empresa onde atua, além de obter um grande diferencial para a sua carreira profissional.

- Objetivos do Exame
- O exame PMP é mais do que apenas gerenciamento de projetos. Veja uma decomposição dos
objetivos do exame, tarefas e o número esperado de questões.

-
O que é necessário para fazer o exame?
- Roteiro detalhado para obtenção da certificação:
http://www.pmtech.com.br/artigos/Roteiro_PMP.pdf
- Dicas para fazer o exame PMP: http://www.pmtech.com.br/artigos/Dicas_PMP.pdf

8) Ferramentas e Software para Gestão de Projetos

EPM - Enterprise Project Management
-
As metodologias para gestão de projetos exigem ferramentas e produtos de software de apoio. Atualmente, os gerentes de projetos dispõem de uma ampla variedade de softwares para planejamento e controle de projetos. Obviamente, mesmo os mais sofisticados produtos de software nunca substituirão uma liderança de projeto competente. Por si só, tais produtos não podem identificar ou corrigir problemas relacionados com as tarefas. O que eles podem ser é excelentes ferramentas para a gestão de projetos e serem usados no rastreamento das inúmeras variáveis e tarefas relacionadas que estão em jogo nos projetos.
- Não é possível definir ou recomendar, sem uma análise mais detalhada, algum tipo de software específico para a gestão de projetos. A capacidade e oferta dos produtos de software para gerenciamento de projeto e gestão empresarial esta mudando tão rapidamente que qualquer recomendação de produto logo ficaria ultrapassada. Ainda, cada organização tem suas características e particularidades, onde a utilização das ferramentas e técnicas disponíveis para cada uma das áreas de conhecimento da gestão de projetos deve ser cuidadosamente avaliada, para a própria organização e também para cada tipo de projeto. De qualquer modo, o sucesso dos sistemas informatizados de gestão de projeto tem mais a ver com a disciplina utilizada para implementá-lo do que com o produto de software escolhido.
- O potencial verdadeiro de um enfoque consistente para gestão de projeto só é percebido quando a disciplina é estendida para o nível organizacional e usada para escolher, monitorar e mesmo cancelar projetos. A capacidade de se ligar os projetos às metas organizacionais tem implicações de longo alcance para o uso efetivo dos recursos, particularmente de pessoal.
- Com a boa gestão de projeto, o gerenciamento da carteira de projetos fornece os melhores resultados quando toma por base os fatos e dados. O sistema informatizado dá poderes ao processo de gerenciamento da carteira de projetos com o fornecimento dos fatos que impulsionam as decisões. E neste ponto surgem os maiores benefícios da gestão de projetos e gestão por projetos na organização.

9) Escritório de Gestão de Projetos

PMO - Project Management Office
-
Segundo KERZNER, ao longo de quase 30 anos, a gestão de projetos era tida como um processo inovador, mas estava muito longe de ser vista como essencial para a sobrevivência da empresa. As empresas investiram relutantemente em alguns cursos de treinamento apenas para proporcionar para seus funcionários conhecimento básico em termos de planejamento e cronogramas.
- A implantação da gestão de projetos passa pela necessidade de haver um reconhecimento institucional do uso das práticas de gerenciamento de projetos. Esse reconhecimento remete à criação de estruturas internas que orientam os gerentes de projeto no desenvolvimento de suas atividades. Mais do que orientar, também podem ser centros formadores de competência em gerência de projetos, fornecendo suporte administrativo, consultoria, gerenciando recursos, desenvolvendo métodos e padrões de gerenciamento de projetos, construindo ou selecionando ferramentas, promovendo treinamentos.
- Estes centros de apoio ao gerenciamento de projetos são denominados como Project Management Office (PMO). O PMO é, por excelência, um centralizador formal de controle entre a administração e o gerente de projetos. A atual popularidade do PMO está associada ao fato das organizações adotarem crescentemente as técnicas de gerenciamento de projetos e, ao mesmo tempo, necessitarem de um sistema formal para garantir a nova forma de condução destes projetos na organização.
- Os projetos, vistos pela abordagem para a realização dos objetivos de um empreendimento, vão muito além da capacidade técnica disponível no corpo funcional de uma organização. Inúmeros profissionais, após terem reconhecido na sua forma de organização do trabalho o modelo de projetos, também reconhecem nas práticas de gerenciamento de projetos a maneira mais eficiente de atingir os resultados, porém, carecem de apoio educacional e formal dentro de suas organizações.
- Propor um modelo de implantação de gestão por projetos é uma maneira de difundir e facilitar o acesso ao conhecimento desta disciplina que, apesar de não muito nova, requer uma abordagem sistemática para alcançar o sucesso na sua utilização.
- Entre as principais responsabilidades do PMO podem ser citadas: elaboração de metodologia para o gerenciamento dos projetos; implementações de mudanças e aperfeiçoamentos nas metodologias, métodos e práticas; padronização de modelos e “templates” para os projetos; coordenação e condução de programas de treinamento e capacitação; transferência de conhecimento através de trabalhos junto às equipes de gerência de projetos (”mentoring” e “coaching”); registro e manutenção de informações sobre lições aprendidas nos projetos; realização de “benchmarking” continuamente; avaliação de riscos em projetos; consolidação de informações para o nível executivo sobre o desempenho dos projetos; e monitoração e acompanhamento dos projetos.

Nenhum comentário: