sábado, 20 de dezembro de 2008

Gerência de Projetos – Definição da estrutura organizacional

Uma equipe de gerenciamento de projetos necessita estar organizada segundo uma estrutura para o efetivo gerenciamento. É esta estrutura que irá definir a sistemática de trabalho do grupo com o objetivo de entregar os resultados do projeto ao cliente no prazo previsto, dentro do custo programado e segundo as características técnicas definidas inicialmente.
Atualmente as organizações precisam ser mais dinâmicas, ou seja, precisam ser capazes de se reestruturar rapidamente, conforme as necessidades do mercado.
Para isso a estrutura organizacional deve ser dinâmica, com respostas rápidas para as possíveis mudanças no ambiente interno e externo. Os fatores externos podem ser: aumento de competitividade no nicho de mercado, mudanças de tecnologia, ou até a imprevisibilidade da demanda.
A organização deverá definir, juntamente com a equipe de gerenciamento de projetos, qual a melhor estrutura para atender as necessidades do negócio e dos projetos da empresa. Cada estrutura possui suas vantagens e desvantagens. Cabe a organização definir qual é a melhor para ser implantada.
Portanto listarei abaixo as vantagens e desvantagens de cada estrutura organizacional:

1) Estrutura Funcional






















Exemplo de estrutura funcional:















2) Estrutura Projetizada






















Exemplo de estrutura projetizada
















3) Estrutura Matricial






















Exemplo de estrutura matricial:














4) Mintzberg e Heyden:
Novo tipo de mapeamento organizacional chamado Organigraph composto por Hubs e Webs.
Hub: serve como um centro de coordenação. É qualquer ponto físico ou conceitual para o qual pessoas, coisas e informações se movem.
Webs: são conexões sem um centro: elas permitem comunicação aberta e movimentação contínua de pessoas e idéias.

5) Nonaka e Takeuchi:
Estrutura que permite identificar a base de conhecimento, chamada de estrutura hipertexto. Esta estrutura combina três contextos distintos: Sistema de negócios, equipe de projeto e base de conhecimento. O contexto de sistema de negócio evidencia a estrutura funcional tradicional, voltada para as atividades de rotina. As equipes de projeto são estruturas temporárias dedicadas exclusivamente a um projeto, até sua conclusão. As pessoas que compõem estas equipes são oriundas do contexto do sistema de negócio. Finalmente, o contexto da base de conhecimento é uma representação simbólica, que não existe como estrutura organizacional, mas evidencia a criação do conhecimento.

Para Kerzner, para a escolha da estrutura organizacional mais adequada para organizar a atividade do projeto, devem-se levar em consideração alguns fatores que influenciam a decisão: tamanho do projeto, duração do projeto, experiência da organização no gerenciamento de projetos, filosofia da alta gestão da empresa quanto ao gerenciamento de projetos, localização física do projeto, recursos disponíveis e aspectos específicos do projeto.
Meredith e Montel resumiram o processo de escolha da estrutura organizacional de um projeto em seis passos:

1)Definir os resultados específicos desejados com o projeto;
2)Determinar as tarefas-chave para atingir os resultados definidos e identificar quais departamentos da empresa precisarão ser acionados;
3)Seqüênciar as tarefas-chave e agrupá-las de maneira lógica;
4)Determinar a quais subsistemas do projeto os grupos de tarefa serão alocados;
5)Identificar quais características especiais do projeto e da empresa podem afetar a maneira pela qual o projeto deve ser organizado;
6)Considerar as informações acima para tomar a decisão final, em relação às vantagens e desvantagens de cada tipo de estrutura organizacional.

Podem ocorrer vários problemas quando a estrutura organizacional não é selecionada de forma apropriada: projetos não conseguem atender tempo e custo, entre outros requisitos; especialistas se sentem subutilizados; não se assumem responsabilidades quando o projeto tende a fracassar, entre outros.
Procurei demonstrar nesta postagem alguns tipos de estrutura organizacional presentes na literatura de gerenciamento de projetos. Cabe a empresa e a equipe de gerenciamento de projetos definirem qual a melhor a adotar ou até criar uma nova estrutura organizacional.
No próximo post falarei um pouco sobre os PMOs ou Escritórios de Gerenciamento de Projetos. Um abraço!

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